
-
Marketing FWF Consultoria
- 28 de setembro de 2021
O pensamento Lean, ou o Lean Thinking, significa ter uma empresa e modo de pensar enxutos. Essa poderosa filosofia, que nasceu do Sistema Toyota de Produção e foi muito difundido na década dos anos 1990, é trabalhada pela FWF e tem como principal objetivo e foco agregar valor ao processo, reduzindo os chamados sete desperdícios Lean (transporte, inventário, movimento, espera, superprocessamento, superprodução, defeitos). Essa filosofia exige de todos na organização uma nova forma de pensar e é esse novo pensamento que chamamos de Lean.
Em resumo, se trata de uma forma de atuar com foco no fluxo de valor para o cliente, buscando a máxima eficiência do processo, com a utilização do mínimo de recursos possíveis.
Quando falamos em melhoria e otimização de processos, estamos falando de um trabalho que deve ser revisto e aperfeiçoado, constantemente. Portanto, é necessária uma mudança na forma de pensar os processos e na maneira de enxergar seus resultados.
O pensamento Lean é formado por cinco princípios:
- Valor: o valor do produto ou serviço, obtido através dos processos, é sempre definido pelo cliente, a partir das características e diretrizes de custos que está disposto a ter.
Para identificar e focar no valor, é preciso entender claramente as necessidades e demandas de cada cliente. - Fluxo de valor: o mapeamento completo do processo deve ser desenhado para ajudar o cliente a identificar quais são as etapas que agregam valor e quais são desnecessárias. Utilizando o VSM (Value Stream Mapping), é possível identificar estoques, tempos de espera, perdas e o fluxo das atividades.
- Fluxo contínuo: quando se sabe qual é o fluxo de valor de seu processo, fica mais fácil reduzir as atividades que não agregam valor ao produto ou serviço e estabelecer um fluxo contínuo, sem paradas, estoque ou desperdício.
- Processo puxado: um dos focos é eliminar os estoques intermediários, para evitar perdas. Nesse sentido, a chave é implementar um sistema puxado no processo produtivo ou administrativo, para garantir que o processo somente transfira para seu subsequente quando este solicite.
- Melhoria contínua: feitos os passos anteriores, deve-se estabelecer uma cultura de busca da perfeição, por meio da elaboração de grupos de trabalhos e metodologia definidos para uma melhoria contínua (kaizen).
Como foi dito no início do artigo, o pensamento Lean exige engajamento e motivação da equipe, além de apoio total da liderança, já que se trata de uma filosofia que busca disciplina e mudança de comportamento global entre todos.
A boa notícia é que qualquer empresa é capaz de aplicar essa filosofia entre seus funcionários, basta reeducar a equipe e pouco a pouco instituir os princípios essenciais nos seus processos.
Ficamos felizes em ter você por aqui. Nos da FWF estamos disponíveis para conversar mais sobre esse assunto e acompanha-lo, caso queira dar mais esse passo rumo ao sucesso da sua empresa.