
-
Marketing FWF Consultoria
- 12 de dezembro de 2021
Como sabemos, o Lean é uma filosofia cujo foco é agregar valor a um processo, aumentar sobretudo o resultado percebido pelo cliente e reduzir os desperdícios, para assim melhorar a qualidade e baixar os custos. Resumindo: entregar o máximo utilizando o mínimo de recursos. Quem não quer um sistema desses?
Muito se fala que o Lean é aplicado apenas em chão de fábrica, mas não é verdade. Esse é um mito sem fundamento, que precisa ser derrubado, com urgência. Em processos produtivos, o fluxo de materiais é mais visível e os desperdícios são mais fáceis de serem identificados, enquanto que nos processos administrativos trabalhamos em função do fluxo de informações. Isso torna os trabalhos mais subjetivos e traz uma falsa sensação de que não conseguimos aplicar a mesma filosofia.
Além dos trabalhos administrativos de qualquer tipo de indústria, é possível implantar uma filosofia Lean em qualquer setor do mercado ou tipo de serviço, como hotéis, hospitais, bancos, estabelecimentos comerciais, logísticos etc. E nós da FWF estamos prontos para ajudá-los nessa jornada.
Nos processos administrativos, todo o mapeamento e a análise devem girar em função do fluxo de informações, portanto as perdas e as ineficiências estão ligadas às suas imprecisões e qualidade. Os principais desperdícios são muito parecidos com os processos produtivos. Veja, nos exemplos a seguir, o que significa filosofia Lean no sistema administrativo, isto é, o Lean Office:
- Superprodução: tratar informações no prazo, quantidade ou qualidade desnecessária ao processo seguinte.
- Espera: informações que aguardam aprovação ou processamento.
- Transporte: manuseio de informações, como, por exemplo, transferir do ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) para o Excel.
- Movimento: circulação de pessoas buscando informações em outras áreas ou levando documentos.
- Estoque: informações aguardando para serem processadas.
- Defeitos: retrabalhos para corrigir informações incorretas.
- Processamento: tratamentos desnecessários das informações, fluxo incorreto (vai e volta) de informações e falta de alinhamento com os objetivos.
- Conclusão
O que devemos levar em consideração é que, quando se trata de informações, as pessoas têm papel importantíssimo no processo e podem ser um facilitador ou um obstáculo na implantação do Lean Office.
Nesse caso, a liderança também tem um papel fundamental. Além dos comportamentos e atitudes, o mapeamento de valor, a definição do fluxo, as interfaces com outras áreas e a cultura de melhoria contínua devem ter um suporte intensivo da liderança, com uma participação direta na hora de tomar decisões.
Ficou interessado nessa dinâmica de trabalho? Quer conversar sobre o assunto? A FWF tem a consultoria sob medida para o seu negócio.
Não perca tempo e curta, compartilhe, salve este post e entre em contato para agendar uma visita. Continue nos acompanhando nas redes sociais.