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Marketing FWF Consultoria
- 5 de novembro de 2021
Quem nunca ouviu dizer que o que vale é o valor agregado ?? E o que realmente significa valor ?? Muitas vezes não é simples responder essas perguntas. O custo ou o preço se confundem com essa expressão. Vamos resumir. Valor é tudo aquilo que o cliente está disposto pagar em um produto ou serviço. Essa definição deve nortear os processos em qualquer tipo de empresa.
E quando o assunto é agregar valor ao processo, a filosofia Lean é uma excelente alternativa, principalmente sob o ponto de vista do cliente, não sob a perspectiva da organização. Um valor justo é resultado de um processo que garante entregar ao cliente produtos e serviços no momento que ele deseja, na quantidade solicitada, com o custo que ele precisa e com a qualidade esperada. Tudo para evitar os desperdícios Lean.
Os princípios Lean podem ser mais bem entendidos quando analisamos o ponto de vista do cliente. O fluxo contínuo auxilia na agilidade e, por consequência, a cumprir o prazo combinado. O processo puxado leva a atendermos as expectativas do cliente quanto a quantidade e especificação. Já a melhoria contínua propicia um caminho para melhorar qualidade e reduzir custo.
Entendimento do processo = menos desperdício
Nós da FWF temos todo o know-how para ajudá-los nessa jornada – por meio do mapeamento do fluxo de valor, podemos identificar os desperdícios Lean e atuar para aumentar aquilo que realmente agrega. Esses desperdícios são divididos em oito, como aparece abaixo:
• Superprodução: produzir em quantidade maior que o necessário ou antecipação daquilo que não precisamos no momento;
• Transporte: transportar os materiais acima da necessidade;
• Estoque: qualquer quantidade de material acima do necessário ao longo do processo;
• Espera: qualquer tempo que os materiais ficam parados ao longo da linha;
• Superprocessamento: processos desnecessários;
• Falhas: perdas por qualidade ou tempo de retrabalho;
• Movimentação: quando o operador se movimenta desnecessariamente;
• Intelectual: é o desperdício mais subjetivo e foi adicionado recentemente. Se trata do uso do talento de uma pessoa de maneira desproporcional.
Desperdícios devem ser descartados
É importante destacar que algumas atividades não agregam valor ao produto ou serviço, mas precisam acontecer por algum motivo. Portanto é fundamental fazer o mapeamento e identificar as atividades que não agregam valor e são necessárias e aquelas que não são necessárias. As primeiras devem ser reduzidas ao mínimo, enquanto as segundas são consideradas desperdícios e devem ser eliminadas, de acordo com os desperdícios Lean.
E você já parou para pensar em cada detalhe que pode implicar em gastos desnecessários para o seu cliente? Quer saber mais? Então, marque um horário com um de nossos especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas. Entre em contato pelo nosso site https://fwfconsultoria.com.br. Curta, comente e continue nos seguindo nas redes sociais.